domingo, 15 de novembro de 2009

A literatura


Manoel de Barros






Manoel de Barros nasceu no Beco da Marinha, beira do Rio Cuiabá em 1916. Mudou-se para Corumbá, onde se fixou de tal forma que chegou a ser considerado corumbaense. Atualmente mora em Campo Grande. É advogado, fazendeiro e poeta. Escreveu seu primeiro poema aos 19 anos, mas sua revelação poética ocorreu aos 13 anos de idade quando ainda estudava no Colégio São José dos Irmãos Maristas, Rio de Janeiro. Autor de várias obras pelas quais recebeu prêmios como o “Prêmio Orlando Dantas” em 1960, conferido pela Academia Brasileira de Letras ao livro “Compêndio para Uso dos Pássaros”. Em 1969 recebeu o Prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal pela obra “Gramática Expositiva do Chão” e, em 1997 o livro “Sobre Nada” recebeu um prêmio de âmbito nacional.




Obras


Poemas concebidos sem pecado - 1937
Face imóvel - 1942
Poesias - 1956
Compêndio para uso dos pássaros - 1960
Gramática expositiva do chão - 1966
Matéria de poesia - 1970
Arranjos para assobio - 1980
Livro de pré-coisas - 1985
O guardador de águas - 1989
Gramática expositiva do chão - poesia quase toda - 1990
Concerto a céu aberto para solo de aves - 1993
Livro de ignorãças - 1993
Livro sobre nada -1996
Ensaios fotográficos - 2000
Exercícios de ser criança - 2000
O fazedor de amanhecer - 2001
Tratado geral das grandezas do ínfimo - 2001
Para encontrar o azul eu uso pássaros - 2003
Memórias Inventadas - Infância - 2003
Cantigas por um passarinho à toa - 2003
Encantador de palavras- Edição de portuguesa - 2000
Les paroles sans limite - Edição francesa - 2003
Todo lo que no invento es falso - Antologia na Espanha - 2003
Águas - 2001
Das Buch der Unwissenheiten - Edição da revista alemã Alkzent - 1996
Poemas rupestres - 2004
Memórias inventadas I - 2005
Memórias inventadas II - 2006






Música Sul- Mato-grossense

A musicalidade está presente na cultura sul-mato-grossense. Dentre diversos cantores e compositores do nosso estado destacam-se:




Tetê Espíndola



Paulo Simões




Geraldo Espíndola





Almir Sater






































As principais comidas e bebidas típicas de MS

Licor de Pequi

Sopa Paraguaia





Puchero






Tereré






Chipa











caldo de piranha
























A cultura de Mato Grosso do Sul




Mato Grosso do Sul, tendo seu território percorrido pelas correntes migratórias espanholas e portuguesas desde 1524 e, depois de oficializada a posse pela coroa portuguesa, sua situação geográfica de proximidade com as fronteiras do Paraguai e da Bolívia, oferece características histórico-culturais diferenciadas das demais regiões do país.






DANÇAS TÍPICAS




Chupim:

Dançado ao som/ritmo da polca paraguaia, com três pares. Seus movimentos imitam as asas da ave de mesmo nome, ao cortejar a fêmea. Às vezes, encontra-se a figura do Carão, que imita o pássaro do mesmo nome e é tido como ave de rapina que tenta a todo momento "roubar" a dama do companheiro. À esses movimentos acrescentam-se toques de castanholas, com os dedos, da aculturação espanhola. Seus movimentos são cadena, tourear o par, dançar e rodar o par.


Sarandi:

Também é uma ciranda, mantendo a mesma melodia da roda infantil "Ciranda, cirandinha". Recebe também o nome de Cirandinha. É uma dança de roda, em que os pares dão meias-voltas e voltas inteiras, trocando seus pares. Esse movimento é repetido tantas vezes quanto é o números de pares, intercalando, cada um apresenta seu verso para a moça, para o rapaz ou para o público presente.


Palomita:

É uma dança de salão executada ao som de polca paraguaia ou chamamé, embora no Paraguai seja utilizada a música palomita para essa dança. Há revezamento entre os casais.

Caranguejo:
É uma dança de roda, desenvolvida aos pares que batem palmas e sapateiam, permeando com volteados e passeios. Ë uma ciranda executada nos bailes rurais, nos momentos em que tendem a desanimar.


A CULINÁRIA



A culinária da região é saborosa, desde o arroz carreteiro até a chipa paraguaia, passando pelo sarrabulho, locro, churrasco com mandioca, farofa de banana da terra, carne seca ao sol frita, cozida ou assada, paçoca de carne seca, peixes como: pintado, dourado, pacu e outros, caldo de piranha (afrodisíaco), sopa paraguaia e saltenha boliviana.As bebidas indispensáveis são o guaraná ralado (estimulante), o tereré (mate frio ou gelado servido na guampa e sorvido através de uma bomba), além dos licores de pequi, jenipapo, leite e outros.
A natureza se encarrega de fornecer os frutos com os quais as quituteiras preparam as sobremesas: doces de caju, goiaba, bocaiúva, carambola, furrundum (feito com mamão verde ralado e rapadura) e tantos outros.









Números de Mato Grosso do Sul

Área (km²)
357.124,962

Número de Municípios
78

População Estimada 2007
2.265.274

Densidade
6,52 hab./km²

Taxa de Mortalidade
17,40% ( a 5ª menor taxa do Brasil)

Analfabetismo
9%

IDH
0,802 (2005)

PIB per capita
R$10.599,00

O Estado de Mato Grosso Sul, situa-se na 7ª melhor posição de expectativa de vida do Brasilcom 74 anos.

50,9% das mulheres estavam trabalhando em 2008 – 6º MAIOR PERCENTUAL


Com relação às horas semanais dedicadas aos afazeres domésticos, por trabalhadores ocupados em 2008, as diferenças entre os sexos são ainda maiores, pois o homem dedicava 8,2 horas e as mulheres mais do que o dobro 18,9%MS JUNTO COM BA TEM A 5ª MAIOR PROPORÇÃO DE PESSOAS QUE MORAM SOZINHAS NO PAÍS.
Dentro dos arranjos familiares de MS, do total de 779.000 famílias – 12% eram constituídas de apenas 01 pessoa, denominadas de famílias unipessoais, sendo: 54,3% composta de pessoa do sexo masculino e 45,7% de pessoas do sexo feminino.

MS TEM A 10ª MAIOR PROPORÇÃO DE DOMICÍLIOS COM ACESSO A INTERNET dos 627.000 domicílios particulares urbanos em MS – 22,2% tinham computador com acesso a Internet, colocando MS na 10ª posição do país.

Na indagação do tipo de domicílio por condição de ocupação, observa-se em MS que dos 627.000 domicílios particulares - 69,9% são próprios; 7,9% são cedidos; 0,4% são obtidos de outra forma e 21,7% alugados.

O 2º MAIS ALTO PERCENTUALDE FREQUÊNCIA A ESCOLA É DE MS
A taxa de freqüência a estabelecimentos de ensino da população residente na faixa etária de 7 a 14 anos de idade em MS é de 98,6%.

Características principais do nosso estado


Localização e território


O estado de Mato Grosso do Sul está localizado no sul da região Centro-Oeste do Brasil e tem como limites Goiás ao nordeste, Minas Gerais ao leste, Mato Grosso ao norte, Paraná ao sul, São Paulo ao sudeste, Paraguai ao oeste e sul e a Bolívia ao noroeste.
Ocupa uma superfície de 358.159 km², participando com 22,2% da superfície da região Centro-Oeste e 4,2% da área territorial brasileira (de 8.514.876,6 km²), sendo ligeiramente maior que a Alemanha. Possui ainda 78 municípios, 165 distritos, quatro mesorregiões geográficas e onze microrregiões geográficas, de acordo com o IBGE.

Relevo


O relevo do Estado não detém grandes altitudes, de uma forma geral a superfície do território é predominantemente plana. Os pontos mais elevados são as serras de Bodoquena e Maracaju, entretanto, com altitudes modestas. Nesse contexto, ao longo do espaço geográfico de Mato Grosso do Sul a média de altitude varia entre 200 a 600 metros acima do nível do mar. No Estado existe ainda uma grande parcela de planícies, nessas a altitude não ultrapassa 200 metros, é nessa área que está presente o Pantanal. A região, nos períodos chuvosos, sofre inundações ocasionadas pelo tipo de relevo.


Clima

As manifestações climáticas são as mais variadas, porém, o clima predominante é o tropical, com duas estações bem definidas, uma chuvosa (verão) e outra seca (inverno). Nesses locais a temperatura média varia de acordo com o relevo, pois nas partes mais baixas a temperatura média anual é de 26ºC, enquanto que nos planaltos é de 23ºC. Os índices pluviométricos chegam a 1.500 mm ao ano. No extremo sul do Estado o clima que influencia é o subtropical, com temperatura média em torno de 20ºC, podendo, nos períodos de inverno, reduzir a temperatura abaixo de 10ºC.


Hidrografia


Mato Grosso do Sul têm seu território drenado pelo rio Paraná e seus afluentes (Sucuriú, Verde, Pardo e Ivinhema), esses ao leste do Estado, o oeste é drenado pelo rio Paraguai e seus afluentes (Aquidauana e Miranda).


Vegetação


A cobertura vegetal apresentada no território do Estado não é homogênea, é definida por muitos pesquisadores como uma área de transição, dessa forma são contempladas vegetações como cerrado (esse em maior parte), floresta amazônica, campos, mata atlântica, mata seca. Essa complexa fusão vegetativa proporciona um incremento de diversidade de espécies da fauna e da flora.

Geologia


O território do Estado de Mato Grosso do Sul possui uma formação geológica oriunda de três diferentes unidades geotectônicas, denominadas de plataforma amazônica, cinturão metamórfico Paraguai-Araguaia e bacia sedimentar.

A história de MS

As idéias separatistas de Mato Grosso do Sul tiveram início no começo do século XX, com uma revolta chefiada pelo coronel Mascarenhas, que resultou na derrota dos rebeldes. O norte sempre resistiu, por temer o esvaziamento econômico do Estado. Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, a região sul aderiu ao movimento, sob a condição de que em caso de vitória obteria a divisão. Em 11 de outubro de 1977, Mato Grosso do Sul foi finalmente desmembrado, transformando-se em Estado no 1.º de janeiro de 1979, com a posse do primeiro governador, o engenheiro gaúcho Harry Amorim Costa, e da Assembléia Constituinte. A primeira eleição só ocorreu em 1982. Para justificar o desmembramento, o governo federal argumentou que o antigo Estado dispunha de área muito extensa, que dificultava a administração, além de apresentar claras diferenças ecológicas.
O maior evento histórico que ocorreu nas terras do atual estado foi a
Guerra do Paraguai, nas quais os exércitos Brasileiro, Argentino e Uruguaio combateram juntos os Paraguaios, esse combate praticamente destruiu o Paraguai, potência econômica durante o período da guerra (Séc XIX).

A cultura de Mato Grosso do Sul é o conjunto de manifestações artístico-culturais desenvolvidas pela população sul-mato-grossense. A cultura tradicional estadual é uma mistura de várias contribuições das muitas migrações ocorridas em seu território.


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A Escola Estadual Rui Barbosa localiza-se em Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul.